Velocímetro

841167 testes realizados

Como Funciona o Velocímetro Mania?



Antes de tudo, para se ter uma internet confiável é preciso contratá-la de empresas confiáveis. Nem toda empresa de internet passa ao usuário final a velocidade contratada. Isso pode ocorrer por conta de diversos fatores, como: superlotação de clientes, interferências nas redes de transmissão, distância do ponto de transmissão, qualidade dos cabos, efeitos naturais, instabilidades dos sistemas, etc. Assim dificilmente uma operadora de internet entregará ao usuário final a velocidade contratada.

Porém observa-se que gradativamente esse quadro está mudando. É comum observarmos que em algumas cidades há uma grande concorrência das empresas que oferecem este serviço e como forma de se destacar, cada vez mais essas empresas procuram entregar ao consumidor final uma velocidade aproximada a contratada.

As leis brasileiras são brandas quanto a entrega das velocidades contratadas, pois permite que seja entregue o mínimo de 10% da velocidade contratada ao cliente final. Muitos estudos garantem que o justo seria 90% da velocidade nominal contratada.

Outra variação que confunde à muitos usuários é quanto a velocidade de download e upload. Essas velocidades são diferentes da contratada, pois a contratada é uma velocidade de navegação. Para encontrarmos a taxa de download é preciso dividir a taxa de navegação por 8. Já a taxa de upload é variável, dependendo da velocidade liberada por cada operadora de internet.

A Velocímetro Mania através de nosso sistema procura estabelecer três taxas ao realizar os testes. Primeiro a taxa de navegação, segundo a taxa de Download e terceiro a taxa de Upload. Para isso, é enviado um pequeno arquivo de nossos servidores ao seu computador e trázemos de volta o arquivo de seu computador para nossos servidores. O tempo de envio e da volta do arquivo nos mostra a velocidade de conexão, de download e upload de sua internet.